segunda-feira, 6 de Maio de 2024  09:46
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Molotoff

Molotoff

Comece por bater as claras. Quando estiverem meio batidas, junte 2 colheres de açúcar e continue a bater sem parar até ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-01-2006

São as festas anuais da cidade.


Festas de S. Sebastião animam cidade de Anadia

A cidade de Anadia vai festejar, nos próximos dias 20, 21 e 22 de Janeiro, “o seu velho e querido S. Sebastião”. São as festas anuais da cidade.

Uma tradição que os Anadienses vem mantendo venerando aquele que foi educado no cristianismo.

Jovem e militar de carreira, serviu o Imperador Dioclesiano como capitão das Companhias da sua Guarda Imperial, categoria social, que lhe permitiu ser um defensor dos então cristãos perseguidos. Denunciado como prestando-lhe auxílio e socorria, foi “torturado de forma tão cruenta, que o seu sacrifício o elevou à categoria de Mártir da Igreja”. Pela sua posição ascendeu a “terceiro padroeiro da Cidade de Roma”.

As gentes de Anadia respeitam o seu orago, e prestam-lhe um culto sincero e fervoroso, tão ligado à vida e à fé dos povos.

A Capela de S. Sebastião, pequena mas histórico templo, situada no centro de Anadia, é bem o espaço para um devotado recolhimento. Os Anadienses a ele recorrem com as suas orações, suplicando a concessão de uma alegria, ou que lhe afaste uma dor. Capela que envolve os seus paroquianos, e que, pela riqueza do seu património, é bem um “edifício fundamente modificado que mostra ainda restos antigos, como os pináculos da Capela-Mor, do princípio de século XVIII”. A escultura de S. Sebastião é de calcário e do séc. XV e XVI.

Trata-se de uma festa essencialmente religiosa, em que os cristãos fazem as suas promessas de amor e onde a oração se torna mais pura e espiritual perante a figura do Mártir S. Sebastião.

A mordomia que tem a presidi-la o “Juiz” José Leal Mena, com a sua restante equipa, pretende dar jus a esta tradição, apresentando um programa acessível para esta altura do ano.

Será palco desta festa a Praça Visconde de Seabra, que se prepara para receber (domingo de eleições) as inúmeras pessoas que a visitam e que ocorrem à Cidade de Anadia para assistir a estes populares festejos.

São juízas da festa, Belém Pina e Manuela Cerveira.

Programa

Dia 20 de Janeiro - sexta-feira
19h30 - Missa na Capela de S. Sebastião
21h00 - Arraial - Banda Renovação de Figueira de Castelo Rodrigo

Dia 21 de Janeiro - sábado

10h00 - Gaiteiros - Os Reis da Farra, Banda de Música de Anadia
21h00 - Arraial - Conjunto Top Som
23h00 - Fogo de artifício

Dia 22 de Janeiro - domingo

10h00 - Missa na Capela de S. Sebastião
11h00 - Majestosa procissão
15h00 - Rancho Folclórico de Paredes do Bairro e da Palhaça
21h00 - Conjunto Novo Tom

João Venâncio Marques


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®